CDS defende investimento na tripolaridade da Universidade dos Açores
Ciência e Tecnologia

Os candidatos do CDS pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas foram recebidos em audiência, esta manhã, pelo Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

Em declarações prestadas à imprensa, o cabeça de lista Rui Martins declarou que o CDS “acredita numa Universidade dos Açores que tenha um papel fundamental no futuro da nossa Região. Queremos uma Universidade que responda às necessidades formativas da nossa Região. Queremos uma Universidade de referência na atividade de investigação e intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras.” 

“Para isso”, acrescenta Rui Martins, “contem comigo, contem com o CDS. Somos um partido de provas dadas nas respostas para mais e melhor educação. É por isso que propusemos o prémio de mérito de acesso ao ensino superior que está este ano em vigor pela primeira vez. É por isso que propomos um programa de intercâmbio para que os estudantes do continente possam estudar na Região. É por isso que dizemos aos jovens que têm, no CDS, a sua voz. Temos no nosso partido uma nova geração de políticos que sabem que o futuro dos Açores tem que ser feito pelos Açorianos. E isso só pode ser feito com uma Universidade que tenha meios para desenvolver o seu trabalho.”

De acordo com o cabeça de lista, “a Universidade dos Açores é uma das conquistas da nossa autonomia e essencial para o desenvolvimento social e económico da Região. Todos sabemos da importância das universidades na dinamização económica das cidades e regiões e é preciso que a nossa Universidade tenha as condições de funcionamento que permita o seu desenvolvimento estratégico e o reconhecimento no contexto académico global.”

É por isso que o CDS “entende como prioridade a aposta numa efetiva tripolaridade que responda à nossa capacidade específica em áreas do conhecimento, como a vulcanologia, o mar, a agricultura e a pecuária, incentivando a investigação e o conhecimento. Por outro lado, alicerçada no princípio da tripolaridade, defendemos o investimento necessário para a abertura de novos cursos que permitam à nossa juventude continuar a sua formação académica nos Açores, como, por exemplo, o curso de Direito.”

Rui Martins reitera que “o CDS tem, sobre a Universidade dos Açores, uma posição muito clara. A nossa Universidade tem custos de contexto que decorrem da nossa insularidade e não pode ser financiada da mesma forma que as universidades do continente. Somos por isso a favor de um regime de financiamento que reconheça as nossas especificidades.”

CDS Açores
02-10-2019
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds