Educação nos Açores: Diagnóstico das necessidades docentes no topo das prioridades do CDS-PP
Educação

À saída de uma reunião com a Secretária Regional da Educação, ocorrida nesta terça-feira no âmbito da Estratégia da Educação para a Década, os deputados do CDS-PP Catarina Cabeceiras e Pedro Pinto defenderam “uma monitorização constante e permanente da evolução dos indicadores, a fim de sabermos se os Açores estão, ou não, a convergir com o País e a Europa” nesta área governativa.

Além de um “adequado conhecimento estatístico, que nos permita corrigir a trajetória das políticas públicas e melhorar constantemente”, o Grupo Parlamentar do CDS-PP apresentou à Sra. Secretária Regional, em espírito de concertação, uma série de outros contributos, num total de 20, para a definição da Estratégia, que “tocam vários domínios do sistema educativo regional”.

Catarina Cabeceiras, líder parlamentar do CDS-PP, considera este “um processo importante para a Educação na Região, por forma a criar estabilidade a médio prazo, independentemente das alterações dos ciclos políticos” e revelou que “neste documento já se começa a desenhar a estratégia que se pretende”.

“Importa, numa fase seguinte, definir como é que estas medidas serão concretizadas. Tal definição contribuirá quer para uma melhor implementação da estratégia, dos seus próprios princípios e ações, quer para uma melhor aceitação por parte da comunidade escolar”, declarou a deputada.

Para o CDS-PP, “a falta de professores nos Açores é um problema estrutural que já começa a evidenciar as suas consequências", pelo que propõe a realização de um estudo de diagnóstico das necessidades docentes para os próximos 10 anos. Os deputados consideram também que “para dar uma resposta mais imediata à falta de professores, a Secretaria deve ponderar e avaliar, a título excecional e transitório, a captação de novos professores nas áreas mais carenciadas a partir do sistema de profissionalização em serviço”.

“Entendemos que é preciso fazer uma aposta muito firme na formação contínua de professores na área da psicologia e da ética da educação”, acrescentaram também os deputados Catarina Cabeceiras e Pedro Pinto.

Quanto a medidas especificamente direcionadas para os alunos, o CDS-PP pretende que “se continue a apostar em políticas ativas de valorização do acesso ao ensino superior, como o Prémio de Mérito” e propõe “a promoção de colóquios, encontros e fóruns, em articulação com instituições de ensino superior, a fim de que os nossos jovens, desde o ensino secundário, possam conhecer a realidade da vida académica e adaptar-se a essa nova realidade”.

CDS Açores
16-02-2022
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds