CDS-PP sublinha aumento da oferta habitacional promovida pelo Governo dos Açores
Habitação

No final de uma visita ao edifício Foros de Solmar, localizado na freguesia de São Pedro em Vila Franca do Campo, os deputados do CDS-PP congratularam-se pelo “reforço da oferta habitacional que já se verifica na Região, em resultado das políticas promovidas pelo XIII Governo Regional”.

Os deputados sublinharam, nesta quarta-feira, “a proatividade do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, que tutela a área da habitação, em dar cumprimento a algo que no CDS-PP sempre defendemos, que é o acesso a habitação condigna”.

De acordo com a líder parlamentar do CDS-PP Açores, deputada Catarina Cabeceiras, “a aquisição do empreendimento habitacional Foros de Solmar demonstra a determinação em resolver uma questão que já se arrastava no tempo”, e que se afigura positiva também do ponto de vista financeiro, já que a compra do imóvel permitiu reduzir os encargos financeiros para a Região. A deputada recordou ainda “outra questão que estava pendente, a do empreendimento Detráz-os-Mosteiros na Ribeira Grande, que também conheceu um desfecho positivo” graças ao trabalho do atual executivo.

Os deputados do CDS-PP consideram “fulcral o aumento da oferta pública de habitação nos Açores”, perante uma realidade em que “há já alguns anos são muitas as dificuldades sentidas no acesso à habitação”. Por isso, congratulam-se com “as prioridades apontadas pela Vice-Presidência do Governo Regional, que visam que as famílias tenham acesso a habitação condigna compatível com os seus rendimentos”, e que incluem não só o apoio às famílias mais desprotegidas, por via da habitação social, mas também o apoio à classe média, inclusive aos jovens que muitas vezes se deparam com dificuldades de financiamento para o efeito.

Entre as medidas que estão a ser tomadas, Catarina Cabeceiras realça “o arrendamento com opção de compra”, considerando o acesso a habitação condigna como “uma das formas mais eficazes de combater a pobreza e criar uma sociedade mais coesa”.

Saliente-se, ainda, “a relevância de criar uma reserva ou bolsa de habitações disponíveis para situações imprevistas, como catástrofes ou outras comparáveis, um desígnio do Senhor Vice-Presidente do Governo Regional a que já está a ser dado cumprimento”.

CDS Açores
16-03-2022
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds