Serviço Regional de Saúde dos Açores está a ser recentrado no essencial: as pessoas
Saúde

No âmbito das Jornadas Parlamentares que decorreram nos últimos dois dias na Ilha Terceira, o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores promoveu, nesta sexta-feira, uma série de conferências e debate subordinados ao tema “Saúde – Analisando o passado, preparando o futuro”, com moderação do Dr. José Lourenço, Diretor do Diário Insular.

Após a intervenção de abertura, proferida pela líder parlamentar do CDS-PP Açores, Catarina Cabeceiras, tomaram a palavra o Enfermeiro Pedro Soares, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, a Dr.ª Cláudia Sousa, Médica especialista em Radioncologia, e o Dr. Mário Freitas, Médico especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. As intervenções incidiram sobre temáticas variadas que tiveram como denominador comum o funcionamento do Serviço Regional de Saúde dos Açores. Seguiu-se o debate, que contou com diversas questões suscitadas pelo público presente. A intervenção de encerramento coube ao Presidente do CDS-PP Açores, Dr. Artur Lima.

Os oradores destacaram temáticas como: Uma melhor eficiência na gestão de recursos; a importância dos rastreios de cancros e a relação dos dados científicos com as populações.

O Enfermeiro de Família, uma medida da iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, foi também um dos assuntos em cima da mesa, relativamente ao qual foi reiterado a importância de se proceder à sua implementação na região.

Cumpre também destacar a necessidade de se reunirem cada vez mais dados no âmbito da Saúde, e respetiva produção estatística “pois os números permitem-nos conhecer a identidade dos problemas e só assim se garante uma ação eficaz na resolução dos mesmos”, afirmou o Presidente do CDS-PP, Dr. Artur Lima. Houve também uma especial atenção para a dispersão geográfica dos dados, a fim de melhor aferir as causas que originam determinadas patologias, designadamente oncológicas e muito concretamente o cancro do pulmão, do que não se podem descartar os fatores ambientais, além das características genéticas ou comportamentais das pessoas. Recorde-se aqui uma questão para a qual o CDS-PP Açores tem vindo a alertar há muitos anos, que é a necessidade de estudar uma eventual correlação entre a prevalência de cancros no concelho da Praia da Vitória e a contaminação dos solos e aquíferos na mesma área. Saliente-se, aliás, que o rastreio de cancro do pulmão está inscrito no Programa do XIII Governo Regional por iniciativa do CDS-PP.

Também a pandemia de COVID-19 foi objeto de análise nas conferências, como é que isso afetou e há-de continuar a afetar não só o funcionamento do Serviço Regional de Saúde, como também os impactos que poderá ter na saúde individual de cada um de nós, concluindo-se pela pertinência de uma iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS-PP que está atualmente em apreciação na Assembleia Legislativa Regional, que incide sobre a “Condição pós-COVID-19” ou “COVID longa”.

Em jeito de balanço, o deputado do CDS-PP Pedro Pinto, eleito pela ilha Terceira, concluiu que “estas conferências, proferidas por especialistas, e as questões suscitadas no debate abriram novas perspetivas que constituem matéria de trabalho para nós enquanto deputados, e que também deverão merecer uma reflexão aprofundada dentro do CDS-PP”.

“Todos nós, em algum momento da nossa vida, precisamos do Serviço Regional de Saúde”, afirmou Pedro Pinto, acrescentando que “é fundamental que todos enquanto sociedade tenhamos consciência do atual estado de funcionamento do Serviço Regional de Saúde, do que foi feito no passado, e quais as perspetivas de futuro”.

Pedro Pinto concluiu que “as políticas que estão a ser implementadas pelo XIII Governo Regional dos Açores no âmbito da Saúde estão a recentrar o Serviço Regional de Saúde naquilo que é essencial: o serviço às pessoas”.

O programa das Jornadas Parlamentares do CDS-PP na Ilha Terceira também incluíram uma visita à Unidade de Radioterapia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que cumpriu neste mês de setembro o primeiro aniversário de funcionamento. Recorde-se que, desde há muitos anos, pelo menos desde 2012, que o Grupo Parlamentar do CDS-PP vinha pugnando pela entrada em funcionamento deste serviço.

CDS Açores
16-09-2022
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds