O Deputado Jorge Paiva, do CDS-PP/ Açores, considera que importa garantir que “o goraz continue a fazer parte da nossa biodiversidade marinha” e que “todos, não apenas alguns dos nossos pescadores, possam receber um preço justo pelo seu trabalho”.
“A gestão da quota do goraz é um tema que há muito acompanha o debate sobre a sustentabilidade da nossa pesca e dos recursos marinhos nos Açores”, afirmou Jorge Paiva, observando que “mais do que uma mera limitação, esta quota é, na verdade, uma ferramenta essencial para garantir a preservação da espécie e o equilíbrio do ecossistema marinho”.
“Felizmente, hoje, muitos dos nossos pescadores compreendem que se trata de uma garantia de que haverá futuro na pesca do goraz”. Nessa medida, “a sustentabilidade é não só uma responsabilidade, mas também uma oportunidade”.
Jorge Paiva trouxe à memória “outros tempos, em que se procurava capturar o máximo possível num só dia e de uma só vez” para vincar que “hoje, vemos práticas mais responsáveis e inteligentes”.
A título exemplificativo, em vez de apanhar uma tonelada de pescado de uma só vez e vendê-lo a preços baixos, os pescadores podem optar por capturas menores, mais espaçadas no tempo – por exemplo, 100 quilos por dia ao longo de 10 dias.
Para o deputado do CDS-PP, “esta abordagem traz duas vantagens claras: por um lado, protege a espécie e o ambiente marinho; por outro, permite uma melhor organização do escoamento do pescado, contribuindo assim para uma maior valorização do produto no mercado e mais rendimento para os pescadores”.
Em suma, “o que verdadeiramente importa é garantir que todos, e não apenas alguns dos nossos pescadores, possam receber um preço justo pelo seu trabalho”, algo que Jorge Paiva considera que “ficou salvaguardado pelas recentes alterações feitas por este Governo de Coligação [PSD/CDS/PPM] à repartição da quota de pesca do goraz”.
“Não está tudo feito, mas é este o caminho que devemos continuar a trilhar: o da sustentabilidade, da valorização e da responsabilidade partilhada”, concluiu.
Horta, 4 de junho de 2025
videos cds